(Sobre o (Sobre(o)Viver))

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) atento às necessidades de nossa classe e observando o crescente desânimo de alguns médicos-veterinários, exaustos ou seguindo frustrados, disponibiliza o canal Sobre(o)Viver para auxiliar no cuidado da saúde mental dos profissionais, identificando situações que estão interferindo diretamente no desempenho profissional.

Com sua missão em defesa da sociedade, o CRMV-RJ entende que as orientações que visam a excelência na prestação dos serviços incluem nortear os profissionais para que, emocionalmente equilibrados, vivam bem e possam melhor servir.

Assim, este será o blog do “Projeto Sobre(o)Viver”, em que compartilharemos links, bibliografia de apoio e artigos de especialistas com orientações sobre como viver e sobreviver nestes tempos desafiadores, reunindo eficazes ferramentas que ajudem a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e o sucesso profissional.

Reconhecemos aquelas pessoas, contadas nos dedos, que, de fato, podem nos apoiar incondicionalmente? Por que não organizamos, concretamente, projetos de gestão e segurança para um futuro que nos tranquiliza pela estabilidade? Que tal nos cercarmos dos recursos jurídicos de proteção à imagem, buscando salvaguardar nossa reputação construída com tanto zelo? As redes sociais revelam incontáveis situações dramáticas na vida de médicos-veterinários, estatística que não assusta apenas o noticiário nacional. A agressiva “web”, envenenada por perfis que disseminam crueldade, os famosos haters, atormenta e provoca efeitos devastadores naqueles que, sob pressão e desamparados, acabam optando por colocar um ponto final. Sim, um definitivo “ponto final” na tentativa de aplacar o sofrimento.

Tudo isso nos comove. Mas não basta. Diante deste cenário, precisamos nos mobilizar. O CRMV-RJ impulsionará tal Projeto tendo em vista fomentar a saúde mental do profissional médico-veterinário. Discutiremos aberta e longamente temas como o autoconhecimento e os riscos do isolamento; treinaremos a resiliência por meio de mecanismos que nos protejam das fortes pressões, antes que episódios constrangedores venham à tona, adoecendo-nos e abatendo-nos pela desesperança.

“Sobre(O)Viver” é um espaço restaurador e motivacional para que o médico-veterinário, desde a faculdade,  alcance a harmonia almejada em todas as interligadas áreas da vida. Considerando os altos índices de ansiedade, estresse, fadiga, depressão, abandono de carreira e até atitudes extremas por desespero, a inspiração é: cuide-se para resistir!

O assunto é grave e inesgotável, haja vista estudos publicados em diversos países que confirmam a relevância de juntos iniciarmos esta jornada de apoio à saúde mental dos médicos-veterinários. Para tanto, contaremos com a fundamental participação de psiquiatras, psicólogos, grupos de apoio (Tanatovet, Centro de Valorização da Vida, Instituto Entrelaços, Instituto Valoravita e etc.), advogados e outros especialistas.

Não, não estamos sozinhos em meio aos desafios. Sim, prezado doutor, cuide-se e resista. Não se sinta solitário, pois este Conselho Regional é solidário e, juntos, vamos “Sobre(o)Viver”!

Dra. Andréa Marinho

Andréa Marinho – médica-veterinária graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como médica-veterinária e responsável técnica na Área de Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais. Atualmente, é conselheira do CRMV-RJ e mentora do Projeto Sobre(o)Viver.