CRMV-RJ participa de evento que aborda combate à violência animal durante o Abril Laranja, na OAB-RJ

oab-rj abil laranja

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), representado pelo superintente executivo e jurídico André Siqueira, participou, nesta terça-feira (25), do evento elaborado pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais do Conselho Seccional da OAB-RJ, que abordou o combate à violência animal durante o Abril Laranja.

A mesa foi comandada pelo presidente da Comissão, dr. Reynaldo Velloso. Além do representante do CRMV-RJ, também compuseram a mesa o coordenador do Programa Linha Verde, do Disque Denúncia, Renato Almeida; e o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro, Vinícius Cordeiro.

O encontro foi aberto com a apresentação de um estudo do Instituto MovRio, apresentando dados do Programa Linha Verde, que recebeu apenas nos três primeiros meses de 2023 3.381 informações relacionadas a maus-tratos contra animais. De acordo com o relatório, 57% estão relacionadas à cidade do Rio de Janeiro, e mais de 50% aconteceram na Zona Oeste.

Ainda segundo os dados, nos últimos cinco anos houve um aumento de mais de 300% de denúncias relacionadas ao tema, de 4.332 para 11.968 por ano, somando 41,689 denúncias de 2018 a 2022. Na apresentação, Almeida também enfatizou que maus-tratos a animais é o segundo crime mais denunciado, logo após o tráfico de drogas.

Durante o evento, dr. André Siqueira esclareceu que o CRMV-RJ é um órgão de fiscalização, normatização e orientação do exercício profissional, e que, enquanto autarquia, recebe demandas – inclusive de decorrências fiscalizatórias – que podem corroborar com dados, sendo estas encaminhadas para o Ministério Público.

“Agradeço pelo convite em nome do presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, e do vice-presidente, Diogo Alves, e essa parceria é, sem dúvidas, de suma importância, não só com a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, bem como com a recém-criada Comissão de Direito Médico-Veterinário, da qual tenho a honra de fazer parte como membro. O Conselho está com as portas abertas e preparado para colaborar com o que se fizer necessário com todas as instituições voltadas para proteção animal”, disse.