CRMV-RJ monitora e flagra estabelecimento médico-veterinário interditado pela Vigilância Sanitária, aberto ao público e com animais internados, em Niterói

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) identificou um estabelecimento localizado em um shopping em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, que foi flagrado operando suas atividades mesmo após ter sido interditado pela Vigilância Sanitária Municipal.

O estabelecimento atuava com atividade de clínica veterinária, com cirurgia e sem internação. A interdição por parte da Visa aconteceu devido a uma série de irregularidades encontradas durante uma inspeção de rotina, que colocavam em risco a saúde e bem-estar dos animais atendidos no local, assim como a segurança dos profissionais e dos clientes. Apesar da interdição, o estabelecimento continuou a funcionar clandestinamente.

A partir do monitoramento um interno desta autarquia, os fiscais do CRMV-RJ realizaram uma ação no local, constatando a presença de animais sob cuidados, o que caracteriza uma clara violação da ordem de interdição municipal.

Diante da gravidade da situação, o CRMV-RJ adotará medidas enérgicas aos profissionais envolvidos no caso, além de comunicar o caso à Vigilância Sanitária para que as devidas providências sejam tomadas. Cabe lembrar que os profissionais médicos-veterinários respondem civil, criminal e eticamente pelos seus atos médicos.

O CRMV-RJ ressalta a importância de se coibir tais práticas ilegais que colocam em risco a saúde dos animais e prejudicam a credibilidade da profissão do médico-veterinário.