CRMV-RJ, preocupado com a concorrência desleal praticada por estabelecimentos veterinários, participa de workshop ministrado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Por designação da presidência, o médico-veterinário e conselheiro Alexandre Guerra representou o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) na quinta edição do projeto “Cade nas Universidades”, na última sexta-feira (24). O evento aconteceu no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, e foi uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento e estreitar laços.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, responsável pela defesa da livre concorrência em todo o território nacional. Suas atividades compreendem desde o fomento da livre concorrência até a investigação e decisão, em última instância, de matéria concorrencial, como condutas anticompetitivas e fusões ou aquisições empresariais que possam criar monopólios.

O CRMV-RJ, conforme veiculado constantemente, se preocupa com a concorrência desleal que muitos empresários vêm praticando na Medicina Veterinária, nivelando por baixo a qualidade na oferta de serviços, com banalização dos preços e, consequentemente, impactando diretamente no mercado. O evento se propôs a promover um debate profundo sobre concorrência e a dissipar dúvidas que permeiam o pensamento de estudantes de direito e economia, incluindo dicas de como denunciar estabelecimentos que ferem o Código de Defesa do Consumidor e os profissionais que, de certa forma, permitem por conivência ou omissão a veiculação e propagação de preços risíveis de serviços veterinários.

Alexandre Guerra expressou sua satisfação com o evento, realçando sua importância ao destacar: “Um excelente evento realizado na UFF, com representantes do CADE, falando sobre o trabalho desta autarquia federal na regulação da concorrência e da importância do tema para o mercado. Com o crescimento da Medicina Veterinária e a importância de suas ações para a economia, foi muito importante o CRMV-RJ estar presente, representando seus profissionais e alinhando a cooperação entre as entidades”.

A presença do CRMV-RJ nesse contexto tornou-se fundamental não apenas para representar os profissionais da área veterinária, mas também para fortalecer o entendimento da interação entre essa disciplina e a economia, evidenciando a relevância das suas ações para o panorama econômico atual.

A troca de conhecimento e a cooperação entre entidades constituem elementos essenciais para o avanço e a integração de áreas distintas, e eventos como este são uma oportunidade valiosa para fortalecer esses laços e ampliar a compreensão sobre a importância da Medicina Veterinária no contexto socioeconômico.

O CRMV-RJ não vai dar trégua para que empresários façam do mercado veterinário um canibalismo profissional, na busca desleal de captação de clientela.