Presidente do CFMV, dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, é homenageado na Câmara Municipal de Niterói

O Auditório Cláudio Moacir Azevedo na Câmara Municipal de Niterói se tornou o palco de uma celebração de destaque para a Medicina Veterinária. A solenidade, que prestou homenagem ao Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representou um momento especial para reconhecer a trajetória exemplar desse renomado profissional, formado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A iniciativa de homenagear o Dr. Francisco foi resultado da sugestão do Dr. Diogo Alves ao vereador Casota, uma proposta que recebeu calorosa aceitação e respaldo unânime no plenário da Câmara Municipal de Niterói. Esse reconhecimento reflete a unanimidade quanto à importância do trabalho realizado pelo atual presidente do CFMV em prol da medicina veterinária e da sociedade.

O Dr. Diogo Alves, presidente do CRMV-RJ, demonstrou profundo entendimento da relevância do papel desempenhado por Francisco, especialmente nos últimos seis anos à frente do CFMV. Durante seu mandato, Dr. Francisco contribuiu significativamente para o avanço da medicina veterinária, deixando um legado notável de inovação e dedicação a serviço da sociedade.

Em seu discurso de agradecimento, Dr. Francisco falou sobre sua vida de Goianinha, no Rio Grande do Norte, para Niterói, onde foi acolhido pelos seus tios para estudar na UFF. Ele também mencionou seu trabalho enquanto presidente do CRMV-SP e atualmente, à frente do CFMV, cuja gestão se encerra em dezembro deste ano.

“Agradeço essa homenagem concedida pelo vereador Casota, a pedido do colega Diogo. Niterói foi a minha segunda cidade. Vim para cá e fui acolhido pela minha tia. Queria agradecer profundamente por essa deferência na veterinária, essa é uma honra muito grande”, declarou Dr. Francisco.

Dr. Diogo Alves aproveitou a oportunidade para enalteceu o legado imensurável do Dr. Francisco na promoção da excelência profissional e no fortalecimento da Medicina Veterinária em todo o país, destacando que a liderança e comprometimento do presidente do CFMV foram fundamentais para o avanço e a valorização da profissão.

“Esta homenagem é uma declaração da honra da cidade de Niterói, que teve o privilégio de testemunhar a formação de um líder tão destacado na área. Quero agradecer ao vereador Casota por apoiar essa ideia de fornecer o título de Cidadão Niteroiense ao Dr. Francisco, nosso representante máximo na Medicina Veterinária, que veio do Rio Grande do Norte, de uma cidade chamada Goianinha, para Niterói, onde se graduou em Medicina Veterinária. Este reconhecimento é mais do que merecido e reflete a gratidão não apenas de Niterói, mas de toda a comunidade veterinária brasileira pela dedicação e conquistas”, afirmou Diogo Alves.

Além da homenagem ao Dr. Francisco, a cerimônia também homenageou com a medalha José Clemente Pereira, o presidente do CRMV-RJ. O título é conferido a cidadãos que, por suas atividades nos diversos ramos do conhecimento humano, tenham participado, direta ou indiretamente, do engrandecimento sociocultural e do continuado progresso da Cidade de Niterói.

“Estou realmente surpreso com essa homenagem. Recebo com muita gratidão. É um trabalho árduo que estamos edificando à frente do CRMV-RJ e essa homenagem só corrobora que estamos no caminho certo”, disse o presidente do CRMV-RJ.

Evento ainda contou com homenagem ao presidente do CRMV-RJ e entrega de prêmio à presidente do Ivisa-Rio. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de autoridades, profissionais da área e apoiadores da Medicina Veterinária, demonstrando o reconhecimento coletivo e o apoio àqueles que têm se dedicado incansavelmente a esse campo tão essencial para o bem-estar animal e da sociedade.