CRMV-RJ sugere ao CFMV que denúncias de processo ético arquivadas sumariamente pela presidência sejam comunicadas imediatamente

Sob a liderança dinâmica do presidente Diogo Alves, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) marcou presença na recente reunião da Câmara Nacional dos Presidentes (CNP) em Goiânia, trazendo uma proposta que promete revolucionar o cenário das denúncias éticas.

A sugestão direcionada ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) envolve uma alteração na Resolução 1330, visando tornar mais transparente o processo de arquivamento de denúncias. A proposta propõe que o profissional denunciado também seja informado caso a denúncia seja arquivada sumariamente pela presidência do CRMV, uma prática que atualmente mantém essa informação restrita apenas à parte denunciante.

A iniciativa do CRMV-RJ visa promover transparência e assegurar que todos os envolvidos estejam cientes das tentativas de denúncia ética. Para o presidente Diogo Alves, essa transparência é essencial para manter a integridade da relação entre profissional e cliente, especialmente diante de eventuais quebras de confiança.

“A resolução como está, deixa o profissional em vulnerabilidade comercial, jurídica e ética. Este colega que fora denunciado não ficar sabendo desta tentativa de abertura de processo ético, merece ser alterado pelo CFMV”, afirma o presidente Diogo, destacando a importância de preservar a confiança mútua nesse contexto.

Além disso, a proposta alinha-se com o código de ética veterinária, que estabelece três situações em que o médico veterinário é obrigado a atender, mas também reconhece a prerrogativa do profissional em não atender uma pessoa que tenha tentado abrir um processo ético contra ele.

Em última análise, essa medida não apenas simplifica os procedimentos administrativos, mas também busca fomentar uma relação mais transparente e equilibrada entre profissionais e clientes, honrando os direitos e deveres de ambas as partes. O CRMV-RJ continua comprometido em estar ao lado dos Médicos-Veterinários, promovendo mudanças que beneficiem toda a comunidade.