Presidente do CRMV-RJ é nomeado pelo CFMV para compor grupo de trabalho que irá analisar e discutir mudanças na publicidade na Medicina Veterinária e na Zootecnia

O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, foi nomeado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), através da Portaria 118/2024, para compor o grupo de trabalho composto por de profissionais que irão analisar e discutir mudanças significativas na publicidade na Medicina Veterinária e na Zootecnia.

Diogo destacou que as novas normas a serem sugeridas representarão uma evolução para toda a classe: “Por muitos anos, interpretamos de forma restritiva as resoluções que regulam o exercício da Medicina Veterinária e nossa propaganda/publicidade. Precisamos modernizar e otimizar as resoluções para que o colega não fique em vulnerabilidade ética-jurídica, principalmente pelas questões consumeristas que norteiam o atendimento clínico. Agradeço a presidente do CFMV, Ana Elisa, pela confiança em me convocar para esta importante missão”, declarou Diogo Alves.

O CRMV-RJ entende louvável a criação do grupo de trabalho pelo CFMV, democratizando o espaço, disposto a evoluir e modernizar as publicidades e propagandas, que trarão mudanças significativas e benéficas aos colegas, a exemplo do que o Conselho Federal de Medicina (CFM) já trouxe.

Nosso entendimento é que a nova regulamentação será para que haja uma equiparação da publicidade na Medicina Veterinária, nos moldes da Resolução 2.336/2023, do CFM, com a divulgação de preços seguindo uma prerrogativa legal do Código de Defesa do Consumidor, no seu artigo 31, além de imagens de pacientes, o que hoje é terminantemente proibido. A imagem deverá ter caráter educativo, estar relacionada à especialidade registrada do profissional e a foto deve vir acompanhada de texto educativo, contendo as indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

Esta autarquia entende que uma nova regulamentação oferecerá ética e transparência na divulgação de serviços de saúde, visto que os profissionais estão se tornando cada vez mais multidisciplinares e colaborativos, adotando abordagens integradas para tratar dos pacientes.

Cabe destacar que o investimento em marketing de forma regulamentada e ética gera um aumento significativo em ações direcionadas à prevenção de doenças e no acompanhamento de cuidados básicos com a saúde e bem-estar geral. Além disso, a publicidade realizada de maneira prudente pode contribuir para fortalecer a relação com o cliente e promover uma prática médica ética, alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.