O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) encaminhou, recentemente, uma denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) contra um candidato a vereador em São Gonçalo, por uso de sensacionalismo com animais em sua campanha eleitoral.
Em uma publicação recente nas redes sociais, o candidato exibiu o resgate de uma égua que havia caído em um valão, no bairro Santa Luzia, em São Gonçalo. Na gravação, o candidato aparece supostamente auxiliando no atendimento médico-veterinário sem a presença de um profissional habilitado para tal, sem o uso de paramentação adequada e em via pública, sem a infraestrutura necessária, o que pode configurar um suposto exercício ilegal da profissão e maus-tratos aos animais.
O CRMV-RJ reforça que o cuidado e o respeito aos animais devem ser realizados de maneira ética e responsável, respeitando as normas vigentes e contando com a presença de médicos-veterinários qualificados para assegurar o bem-estar animal. Utilizar a causa animal de maneira leviana, para fins eleitorais ou para autopromoção, não só desvirtua a importância da proteção animal, como também pode colocar em risco a saúde e a integridade dos animais envolvidos.
Esta autarquia ressalta que situações como essas devem ser denunciadas às autoridades competentes. Em casos de maus-tratos ou abandono de animais, o CRMV-RJ orienta a população a registrar queixas junto à Polícia Civil, que possui atribuição para investigar e aplicar as medidas cabíveis previstas em lei.
O CRMV-RJ reafirma seu compromisso com a defesa do exercício ético e responsável da medicina veterinária e reforça a importância da denúncia de práticas irregulares, que desrespeitem os direitos dos animais e utilizem sua imagem de forma indevida.