CFMV e SNA discutem desafios da Medicina Veterinária e possibilidade de parceria estratégica

Foto: Marcelo Sá

A presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, juntamente com os demais membros da diretoria, foi recebida no último dia 11 de setembro, quarta-feira, pelo presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga.

O encontro, que incluiu um almoço, contou com a presença de profissionais de várias áreas ligadas ao agronegócio.

Durante a reunião, ficou evidente que os dois maiores desafios enfrentados pela primeira mulher a presidir o CFMV são: a criação de um sistema de avaliação para os formandos das mais de 500 faculdades de Medicina Veterinária no Brasil (em contraste com menos de 400 no mundo inteiro), e a modernização da lei que regulamenta as atividades dos Conselhos. Há indícios de que algumas destas instituições formam profissionais pouco preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

O segundo grande desafio é a atualização da legislação vigente, que se encontra ultrapassada, limitando a capacidade dos Conselhos em prestar serviços essenciais para o desenvolvimento da Medicina Veterinária.

Durante a visita, Ana Elisa também conheceu as instalações da SNA e manifestou interesse na possível utilização das mesmas pelo CFMV. Ficou acordado o estabelecimento de um futuro convénio de cooperação entre as duas instituições.

O CRMV-RJ também demonstrou interesse em firmar essa parceria, considerando a possibilidade de utilizar as instalações da SNA para realizar as cerimônias de entrega das cédulas de identificação profissional (CIPs) no auditório, que se destaca por sua localização estratégica, próximo ao aeroporto Santos Dumont.