O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) ganhou destaque no jornal O Dia, alertando sobre os perigos do tempo seco para a saúde dos animais de estimação. Com a baixa umidade e altas temperaturas que afetam o estado do Rio de Janeiro, o CRMV-RJ destacou a importância dos cuidados que os responsáveis devem ter com seus pets durante esse período.
O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, explicou que o tempo seco pode trazer problemas respiratórios e oculares para cães e gatos, semelhantes aos problemas que afetam os humanos, como pulmões e desidratação.
“Assim como as pessoas, os pets podem apresentar sintomas como coceira nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldade respiratória e desidratação”, destacou Alves.
Ele ainda chamou atenção para os cuidados redobrados com raças braquicefálicas, como shih tzu, buldogue francês e pug, que apresentam focinhos curtos e, por isso, têm maior propensão a desenvolver problemas respiratórios em períodos de clima seco.
Para evitar esses problemas, algumas práticas podem ser adotadas pelos responsáveis dos animais:
– Manter sempre sombra e ventilação disponíveis.
– Verificar se o pet está comendo bem e brincando.
– Trocar a água várias vezes ao dia e evitar passeios nos horários mais quentes, preferindo horários até as 8h ou após as 16h.
– Oferecer água fresca e, no caso de gatos, sachês úmidos diariamente.
– Evitar tosa curta em animais de pelo longo, pois o pelo atua como proteção térmica.
– Para cães, oferecer gelo ou picolés de frutas, conforme orientação veterinária.
– Para gatos, disponibilizar sachês, água fresca e sombra, além de picolés de sachê.
A Gestão 2023-2026 vem ocupando espaços inéditos na imprensa nacional, ressaltando sempre a importância do médico-veterinário nas diversas áreas de atuação.
Sejam bem-vindos ao novo. Ao novo CRMV-RJ.