CRMV-RJ solicita retratação ao Jornal O Globo após publicação de coluna sobre acupuntura veterinária

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) enviou um ofício ao jornal O Globo solicitando a retratação de informações publicadas em coluna intitulada “Acupuntura para bicho, não. É cruel e antiético submeter animais a tratamentos sem base científica”. O texto foi veiculado nesta segunda-feira (21) e levantou questionamentos sobre a prática de acupuntura em animais, descrevendo-a como sem fundamento científico e antiética.

Em resposta, o CRMV-RJ destacou que a acupuntura veterinária é uma especialidade regulamentada e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 2014, por meio da Resolução nº 1051. A prática faz parte das terapias complementares, já consolidada e amplamente respaldada por estudos científicos, como ocorre também com a homeopatia.

No ofício, o Conselho reafirma seu compromisso de orientar e fiscalizar o exercício das profissões de médico-veterinário e zootecnista, e de garantir a ética e a segurança nos tratamentos oferecidos aos animais. “Nos colocamos à disposição para futuras entrevistas e esclarecimentos, visando contribuir com informações precisas sobre práticas veterinárias integrativas”, destacou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

O CRMV-RJ reforça ainda a importância de uma abordagem equilibrada e baseada no conhecimento técnico ao tratar da saúde animal, desmistificando tratamentos reconhecidos e regulamentados que buscam o bem-estar dos animais sob cuidado veterinário.