XV Congresso de Cirurgia Veterinária e V Congresso Internacional do CBCV em Búzios destaca avanços e inovação para a medicina veterinária

O Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária (CBCV), órgão de referência na área no Brasil, promoveu com sucesso o XV Congresso de Cirurgia Veterinária e o V Congresso Internacional do CBCV, eventos que ocuparam o Hotel Atlântico Búzios Convention & Resort, na cidade de Búzios, de 16 a 18 de outubro de 2024. O encontro reuniu grandes nomes da medicina veterinária nacional e internacional, em um dos maiores eventos do ano na especialidade.

Destinado a médicos-veterinários autônomos, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, o evento abordou temas essenciais para o aprimoramento técnico e científico dos profissionais da área. Durante os três dias de congresso, foram realizadas palestras e mesas redondas que exploraram diversas áreas da cirurgia veterinária, com foco em grandes animais, animais silvestres e pequenos animais, como cães e gatos.

Jussara Peters Scheffer, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária e conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), destacou a importância do evento para a atualização profissional dos veterinários.

“Eventos científicos como esse são fundamentais, pois discutimos tanto técnicas já consagradas quanto novas possibilidades terapêuticas e tecnológicas para a medicina veterinária. Profissionais e acadêmicos têm a chance de conhecer as inovações que estão transformando a área e de ampliar suas perspectivas sobre o que é possível fazer pela saúde animal.”

A presença de palestrantes internacionais também trouxe uma visão diversificada, com o compartilhamento de experiências e práticas utilizadas em outros países. O secretário-geral do CRMV-RJ, Paulo Cesar Amaral, representou o CRMV-RJ durante a abertura, reforçando a importância do apoio dos conselhos regionais a eventos científicos dessa magnitude, que promovem o crescimento da profissão e valorizam o papel do médico-veterinário na sociedade.

Além de seu caráter científico, a escolha de Búzios como sede do congresso atraiu profissionais de diferentes regiões do país, que puderam aliar o aprendizado com a oportunidade de desfrutar de um dos destinos turísticos mais charmosos do estado do Rio de Janeiro.