CRMV-RJ repudia fala de vereador que sugeriu envenenamento de animais em situação de rua

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) manifesta repúdio à fala do vereador eleito de Pescaria Brava (SC), José Carlos Pereira, conhecido como Toia. Em um áudio que circulou nas redes sociais, o parlamentar teria sugerido a distribuição de veneno como uma “solução” para o problema de animais em situação de rua no município.

A fala do vereador gerou indignação entre protetores de animais, organizações da sociedade civil, e profissionais da Medicina Veterinária. A presidente da Comissão Técnica de Médicos Veterinários de ONGs (Organizações não governamentais), Mariangela Souza, enfatiza que a conduta de envenenamento aos animais não apenas fere os direitos dos animais, como também constitui uma grave ameaça à saúde pública. “O combate ao abandono e ao sofrimento animal deve ser realizado com políticas públicas efetivas, como a castração em massa, campanhas de conscientização e programas de adoção, que garantem o bem-estar animal e o controle populacional de maneira ética e responsável”, destaca.

O CRMV-RJ reforça que práticas cruéis e inaceitáveis, como a disseminação de veneno, são não apenas ilegais, mas também desumanas. O Conselho destaca o papel fundamental dos médicos-veterinários na promoção do bem-estar animal e na implementação de estratégias que integram saúde pública, humana e ambiental, em consonância com os princípios de Saúde Única.

Em nota, o vereador afirma que o áudio está sendo divulgado fora de contexto e a gravação “não reflete de maneira alguma” a postura e o respeito que têm pelos animais: “Gostaria de esclarecer que o áudio recentemente divulgado está sendo utilizado de forma distorcida e fora de contexto. A mensagem originalmente transmitida tinha um propósito específico e foi gravada em uma conversa que abordava o descaso da prefeitura com os animais de rua e não reflete de maneira alguma minha postura e respeito pelos animais.”

O discurso está sendo amplamente discutido, e o CRMV-RJ acompanhará o caso, ressaltando seu compromisso em lutar contra qualquer forma de maus-tratos e violência animal. O Conselho defende que gestores públicos e representantes eleitos adotem posturas que promovam o respeito e a dignidade de todos os seres vivos, contribuindo para uma sociedade mais justa e compassiva.

plugins premium WordPress
Rolar para cima