Comunicado importante! Imunobiológico contra Leishmaniose pode voltar ao mercado em breve

No ano passado, o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão da fabricação e venda da vacina Leish-Tec®, contra a Leishmaniose, produzida pelo laboratório CEVA. A justificativa foi evitar riscos à saúde animal e humana. A decisão foi tomada depois de uma fiscalização que identificou a possibilidade de riscos à saúde. Foram identificados alguns desvios nos lotes 029/22, 037/22, 043/22, 044/22, 060/22, 004/23 que, em linha com orientações das autoridades, foram recolhidos imediatamente.

A Ceva Saúde Animal comunicou, através das redes sociais, a conclusão das análises internas das causas que levaram à retirada temporária da vacina Leish-Tec® do mercado. Segundo o laboratório, a correção dessas causas primárias já foi resolvida e a Ceva informa que produziu lotes pilotos para estudos, já em andamento, a serem analisados pelas autoridades regulatórias dentro em breve. A empresa pretende unir forças para assegurar que o produto retorne ao mercado atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança.

Vale ressaltar que o imunobiológico possui potencial de redução da infectividade em cães vacinados e desafiados em área endêmica. A vacinação pode contribuir para a redução da transmissão da leishmaniose visceral canina, desde que utilizada como medida protetiva individual e em conjunto com as demais estratégias, individuais e coletivas, de
prevenção e controle da doença.

O CRMV-RJ aguarda um posicionamento oficial do laboratório com relação ao ciclo vacinal interrompido nos animais anteriormente vacinados e quando o produto estará de volta para ser comercializado.

plugins premium WordPress
Rolar para cima