Recentemente, mensagens compartilhadas em grupos de WhatsApp têm gerado preocupação entre médicos-veterinários e zootecnistas. Essas mensagens alegam que profissionais que não realizarem o recadastramento até o dia 31 de dezembro de 2024 serão automaticamente punidos com multa. O CRMV-RJ ressalta que essa informação é falsa.
Além disso, o CRMV-RJ reforça que o recadastramento é essencial para manter atualizados os dados dos profissionais, contribuindo para uma melhor comunicação e atendimento às demandas da classe. No entanto, o objetivo principal é facilitar o processo e incentivar a adesão, não punir.
O recadastramento inclui a emissão de uma nova cédula de identificação profissional. O documento terá novo formato físico, mais moderno, compacto, em material durável, além de uma versão digital acessível pelo aplicativo do CFMV. As cédulas terão QR-Code para confirmar a autenticidade e garantir as normas de segurança da informação e de privacidade de dados.
As características da cédula profissional continuam valendo: fé pública, validade nacional como documento de identificação e obrigatória para o exercício legal das profissões.
O Regional orienta os profissionais a desconfiarem de informações alarmistas e a sempre verificarem a veracidade dos dados nos canais oficiais do Conselho. Para mais informações, acesse o site oficial ou entre em contato com o CRMV-RJ.