O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vem a público agradecer o apoio e solidariedade recebidos de profissionais de todo o estado, destacando a firme atuação da autarquia no caso do falso médico-veterinário identificado em Araruama.
Em 20 de dezembro de 2024, foi registrado um Boletim de Ocorrência na 118ª Delegacia de Polícia contra o indivíduo que atuava irregularmente como médico-veterinário na região.
Desde a divulgação do caso, nossas redes sociais foram inundadas com mensagens e denúncias, incluindo informações sobre a universidade onde o suspeito está matriculado.
O CRMV-RJ não medirá esforços para que ocorra a expulsão do aluno pela instituição de ensino. Durante esta semana, a autarquia entrará em contato formalmente com a universidade para garantir que a devida providência seja tomada o mais breve possível.
É preocupante que um futuro profissional tenha sua trajetória acadêmica marcada por práticas de falsidade ideológica e pelo exercício ilegal da profissão, colocando em risco a saúde animal e a segurança da sociedade.
“Em respeito aos quase 21 mil profissionais registrados no CRMV-RJ, mobilizamos o Departamento de Fiscalização para atuar com rigor neste caso. Infelizmente, ao chegarmos à clínica, o indivíduo já havia saído para um atendimento domiciliar. Permanecemos no local por três horas, mas ele não retornou ao estabelecimento. Lamentamos que o município de Araruama tenha ficado exposto às ações desse falso profissional. No entanto, confiamos que a justiça será feita, garantindo o bem-estar animal e a segurança da sociedade de agora em diante”, declarou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.
O CRMV-RJ reafirma seu compromisso com a ética, a valorização dos profissionais devidamente habilitados e a proteção da sociedade contra práticas irregulares no exercício da Medicina Veterinária.