O CRMV-RJ, representado pelo presidente Diogo Alves, está presente na 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs de 2025, que será realizada entre os dias 11 (terça-feira) a 13 (quinta-feira) de março, em Brasília.
Durante o encontro, Diogo apresentou dois Projetos de Lei voltados para a melhoria da formação em Medicina Veterinária. O primeiro propõe a regulamentação da abertura de novas faculdades da área, visando conter o crescimento descontrolado do número de cursos e garantir uma formação de maior qualidade. O segundo projeto sugere a criação de um internato obrigatório na graduação, nos moldes do que ocorre na Medicina Humana, proporcionando aos estudantes uma experiência prática mais ampla e qualificada antes de ingressarem no mercado de trabalho.
Qualificação profissional e formação adequada
O presidente do CRMV-RJ alertou para o excesso de cursos no país e os impactos na qualidade da formação.
“O Brasil tem mais faculdades de Medicina Veterinária do que a soma de todos os outros países do mundo, o que resulta na formação de profissionais sem a qualificação adequada e dificuldades na inserção no mercado. Precisamos conter essa expansão descontrolada”, disse.
Ele também defendeu um modelo de internato obrigatório para garantir uma formação mais sólida.
“A boa formação do aluno resulta em um bom profissional no futuro. Precisamos dessa mudança para elevar o nível da Medicina Veterinária”, complementou.
Engajamento político da categoria
A convite do CRMV-RJ, o deputado federal Sargento Portugal participou do evento e destacou a importância da participação política dos médicos-veterinários e zootecnistas.
“Sem participação, os projetos que impactam a categoria não avançam. Interfiram, participem, ajudem a construir. Nossa obrigação é ouvir para valorizar a profissão. Valorização já!”, declarou.
O CRMV-RJ reforça seu compromisso com a qualificação profissional e a valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia. A CNP segue até o dia 13 de março, debatendo pautas essenciais para o futuro das profissões.