Dr. Luiz Octavio Pires Leal recebe Prêmio Professor Milton Thiago de Mello do CRMV-RJ em reconhecimento à sua trajetória

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) prestou uma justa homenagem ao Dr. Luiz Octavio Pires Leal, concedendo-lhe o Prêmio Professor Milton Thiago de Mello, um tributo à sua inestimável contribuição para a Medicina Veterinária e sua dedicação à divulgação do conhecimento na área, através de sua atuação como jornalista e escritor.

A solenidade, que aconteceu na última sexta-feira (14), foi marcada por momentos de grande emoção, reunindo importantes nomes da Medicina Veterinária para celebrar a história de um profissional que tanto contribuiu para o desenvolvimento da ciência e do agronegócio no Brasil. Compuseram a mesa de homenagem o presidente do CRMV-RJ, Dr. Diogo Alves, o secretário-geral, Dr. Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, o conselheiro Dr. Carlos Alberto Magioli e o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Dr. Josélio Moura.

Em seu discurso, o presidente do CRMV-RJ, Dr. Diogo Alves, também destacou a importância de reconhecer grandes nomes da Medicina Veterinária enquanto ainda estão entre nós.

“O professor Milton Thiago de Mello foi um grande médico-veterinário, falecido recentemente, e nós queríamos homenageá-lo com este prêmio. Infelizmente, por questões legais, não é possível nomear um prêmio para alguém em vida. O Dr. Luiz Octavio, que também é jornalista, foi o responsável por escrever a biografia do professor Milton. Nada mais justo do que tê-lo como o primeiro vencedor desta honraria. O Dr. Luiz Octavio foi indicado por unanimidade pelo nosso Conselho, reconhecendo seus inestimáveis serviços prestados à medicina veterinária nacional”, declarou Diogo.

Durante a homenagem, Dr. Luiz Octavio agradeceu ao CRMV-RJ e declarou: “Agradeço a generosidade do nosso Conselho, através do presidente Diogo, por me conceder o Prêmio Milton Thiago de Mello. Sei que a justificativa para essa honra são os serviços que venho prestando há mais de meio século à nossa profissão, e não somente ao fato de ter sido amigo e biógrafo do Professor Milton”, disse.

O Dr. Josélio Moura, presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, também ressaltou a relevância do homenageado e do patrono do prêmio.

“Com o Prêmio Professor Milton Thiago de Mello, me sinto privilegiado por ser amigo tanto do patrono do prêmio quanto do homenageado. Conheci o Professor Milton há mais de cinquenta anos, inicialmente pelos seus livros, especialmente sobre brucelose, que até hoje são referências obrigatórias. Sua contribuição para a medicina veterinária foi imensa, assim como a do Dr. Luiz Octavio, que segue com sua paixão pela literatura e pelo agronegócio”, contou.

A solenidade também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Coronel do Exército Brasileiro, Francisco Augusto Pereira dos Santos; o presidente da Anclivepa-RJ, Rogério Lobo; o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga; e o coronel veterinário da reserva do Exército Brasileiro, William Ribeiro Pinho, entre outros.

Luiz Octavio Pires Leal

Milton Thiago de Mello (5 de fevereiro de 1916 – 1 de outubro de 2024) foi um destacado veterinário e primatologista brasileiro, reconhecido por sua contribuição à conservação da biodiversidade do país. Formou-se em Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Veterinária em 1946 e, ao longo de sua carreira, atuou como professor em diversas instituições, incluindo a Universidade de Brasília, onde fundou um centro de primatologia. Publicou mais de 150 artigos científicos e diversos livros, abordando temas como primatologia, zoonoses e conservação ambiental. Recebeu inúmeras distinções, como a Medalha de Mérito em Medicina Veterinária no grau de Grã-Cruz, e foi membro honorário de várias academias científicas internacionais.

plugins premium WordPress
Rolar para cima