Nesta semana, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, esteve presente no gabinete da deputada estadual Rosângela Zeidan, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para apresentar um Projeto de Lei que propõe a obrigatoriedade da presença de médicos-veterinários em supermercados. A medida visa fortalecer a segurança dos alimentos e proteger a saúde da população.
Além deste projeto, Diogo também discutiu outras iniciativas que ressaltam a importância da Medicina Veterinária na saúde pública, como utilizar o modelo de assistência realizado pela prefeitura de Maricá, que realiza convênios com clínicas particulares credenciadas no órgão para programa de castração de animais, destinada, principalmente, às pessoas que não têm condições de pagar as cirurgias em uma clínica veterinária particular.
Durante o encontro, a deputada Zeidan destacou a relevância da parceria com o CRMV-RJ para ampliar a atuação da categoria e garantir avanços na legislação estadual.
“É muito importante essa parceria aqui do nosso mandato na Alerj com o Conselho de Medicina Veterinária, porque eu já sou muito apoiadora das protetoras de animais e essa questão do trabalho profissional da medicina veterinária não se resume só à proteção, é muito maior, é uma questão de saúde pública. Então, essa reunião foi para que a gente possa ter propostas de projetos de lei e indicações para o Executivo, que consigamos, com o mandato, pegar essa parceria com o Conselho e ajudar na divulgação para os municípios. Nós temos nossas câmaras municipais, nossas prefeituras, e aqui já protocolamos os projetos de lei e propostas que são inovadoras e importantes para o estado e para as cidades. Esse é um primeiro passo para iniciarmos uma caminhada de parcerias nesse tema, não só da questão da proteção dos animais, mas também da regulamentação do trabalho dos médicos-veterinários”, afirmou a deputada.
A proposta de tornar obrigatória a presença de médicos-veterinários em supermercados reforça o papel desses profissionais na inspeção e controle sanitário, garantindo alimentos seguros e de qualidade para os consumidores. Além disso, a presença desse profissional deve ser vista como um investimento e não como uma despesa para os empresários do setor. O médico-veterinário atua na prevenção de perdas e fraudes no armazenamento de produtos de origem animal, garantindo que eles estejam próprios para o consumo. Como a inspeção de produtos de origem animal é uma atribuição privativa do médico-veterinário, sua atuação representa um grande benefício para o mercado.
Um exemplo prático da importância desse controle ocorre quando um produto sai da indústria com garantia sanitária, como uma salsicha de cinco quilos embalada a vácuo. Ao chegar ao supermercado, o produto pode ser aberto e fracionado para a venda a granel, perdendo a garantia original de fábrica. Nesse momento, a presença do médico-veterinário se torna essencial para assegurar que a população tenha acesso a alimentos seguros e em conformidade com as normas sanitárias.
O CRMV-RJ seguirá acompanhando a tramitação do projeto e promovendo ações para ampliar a conscientização sobre a importância da Medicina Veterinária na saúde pública.