O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) manifesta seu apoio à convocação dos profissionais aprovados na lista de espera do concurso realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 2024, para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA).
Diante da necessidade urgente de reforçar a fiscalização sanitária e garantir a segurança agropecuária do Brasil, o CRMV-RJ enviou um ofício ao MAPA , reforçando a importância da nomeação dos 117 médicos-veterinários e 15 zootecnistas aprovados para o cargo de AFFA. A convocação desses profissionais é essencial para fortalecer a defesa sanitária animal, assegurar a qualidade dos produtos de origem animal e proteger a saúde pública.
O CRMV-RJ destaca que o Governo Federal está prevendo a admissão de 55 novos médicos-veterinários e seis zootecnistas para a função de AFFA, por meio do Concurso Nacional Unificado de 2024. No entanto, esses números é aquém diante da real necessidade do setor. De acordo com dados da ANFFA Sindical, há uma carência de cerca de 1,2 mil profissionais para atender a demanda, além da iminente aposentadoria de outros 250 profissionais nas diversas especialidades.
Esta autarquia reforça a necessidade urgente de uma maior contratação de profissionais para garantir que o Brasil mantenha sua posição de liderança mundial em segurança dos alimentos e sanidade animal. O número de profissionais necessários para fiscalizar e proteger a saúde pública e agropecuária do país deve ser ampliado para atender à crescente demanda e assegurar que os produtos de origem animal continuem a cumprir os padrões de qualidade exigidos.