Zootecnista: profissional essencial para o desenvolvimento da economia nacional

A Zootecnia é uma profissão que preenche uma longa lista de atribuições nas mais diversas áreas de atuação e está presente em nosso cotidiano – desde a garantia da produção sustentável dos alimentos de origem animal até o bem-estar dos animais. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) homenageia os mais de 10,6 mil zootecnistas registrados e atuantes no Brasil, dos quais 354 estão inscritos e atuando no Rio de Janeiro, pelo seu dia, celebrado em 13 de maio.

Um dos setores econômicos mais dinâmicos do Brasil, o agronegócio tem na esteira de sua expansão o trabalho do zootecnista. Pilar da economia nacional, o agronegócio funciona como uma mola propulsora para a criação de postos de trabalho para zootecnistas, especialmente no segmento de produção animal. Se hoje o Brasil é reconhecido como o maior exportador de carne bovina, o terceiro maior produtor de frango e o quarto produtor de suínos no mercado mundial, muito se deve ao trabalho que os zootecnistas desenvolvem nas fazendas e granjas, aliado ao trabalho de outros profissionais.

Os resultados dessa contribuição são observados em números divulgados pelo Ipea em relação ao primeiro trimestre de 2024, quando o agronegócio brasileiro encerrou o período com superávit acumulado de US$ 32,23 bilhões – crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os zootecnistas são preparados para planejar e administrar os empreendimentos agropecuários, da produção à comercialização dos produtos finais. Por isso, a atividade do zootecnista deve levar em conta a importância da gestão, do empreendedorismo e da inovação.

O profissional deve ter a capacidade de planejar e executar atividades que exijam cálculo, noções de física, bioestatística, entre outras que auxiliarão na tomada de decisões no processo produtivo, preparando-o para uma boa utilização dos recursos disponíveis em suas áreas de atuação.

Faz uso de biotecnologias e biotécnicas reprodutivas e nutricionais, desenvolvendo pesquisas em instituições públicas ou privadas. A profissão também tem se destacado na preservação de espécies silvestres e na dedicação ao mercado pet de rações e comportamento animal.

O CRMV-RJ parabeniza os zootecnistas inscritos no sistema CFMV/CRMVs pela incansável dedicação à profissão e à segurança dos alimentos, pilares fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

A valorização e reconhecimento desses profissionais são essenciais para o crescimento sustentável do setor e para o bem-estar da sociedade como um todo.

Rolar para cima