CRMV-RJ propõe ao CFMV dilatação do prazo de entrega do prontuário animal

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), representado pelo presidente Diogo Alves, apresentou uma proposta relevante à Câmara Nacional dos Presidentes (CNP) em Goiânia. A sugestão ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) é dilatar o prazo para a entrega do prontuário do paciente ao responsável pelo animal.

Atualmente, a resolução exige que essa entrega seja “imediata”, o que pode colocar o profissional em situação de vulnerabilidade devido à interpretação do termo.

Na medicina humana, o prazo médio é de até cinco dias. A intenção é proporcionar maior segurança aos clínicos de pequenos animais quanto à interpretação do termo ‘imediatamente’.

Além disso, a solicitação deve ser feita por escrito e em duas vias, ficando uma com o médico veterinário e a outra com o responsável pelo animal, garantindo que a solicitação foi devidamente realizada.

O CRMV-RJ está comprometido em buscar melhorias para a classe veterinária.