CRMV-RJ alinha com o Governo do Estado a criação de um sistema interligado para facilitar a aquisição de medicamentos controlados

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) está trabalhando juntamente com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a criação de um sistema interligado que visa facilitar a aquisição e controle de medicamentos. A iniciativa foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira (25), na Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, acompanhado do embaixador Eduardo Mayhe, estiveram presentes na reunião, que contou também com a participação da superintendente de Vigilância Sanitária, Helen Keller Saraiva e Silva Barreto; a assessora da subsecretaria de Vigilância em Saúde, Sandra Helena da Costa; e Simone Folly, que atua na área de Tecnologia da Informação. Também participou Antônio Ricardo, representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ).

Durante o encontro, foi proposta a criação de um sistema interligado entre a Secretaria de Saúde e o CRMV-RJ. Este sistema pretende simplificar o controle e a aquisição de medicamentos, incluindo a gestão dos talonários de medicamentos controlados, como as guias azul e amarela de medicamentos veterinários.

A necessidade de desburocratizar a aquisição de medicamentos controlados, especialmente anestésicos, foi o ponto central das discussões. Essa iniciativa é essencial para mitigar os riscos enfrentados pelos médicos-veterinários, visto que a burocracia nos órgãos públicos pode incentivar a aquisição desses medicamentos através de canais ilegais, expondo os profissionais ao risco de serem acusados de tráfico de drogas.

Cabe ressaltar que, segundo o Artigo 1º, parágrafo único, da Lei 11.343/06, “consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União”.

“Anestesistas volantes enfrentam desafios ao transportar fármacos para cirurgias, muitas vezes recorrendo a meios não oficiais de aquisição devido à burocracia. Isso pode resultar em problemas legais, como prisões por tráfico de drogas. O CRMV-RJ apoia a desburocratização na obtenção de medicamentos controlados, inspirado pela iniciativa do Cremerj”, declarou o presidente do CRMV-RJ.