CRMV-RJ ocupa espaço na Globo News ressaltando a importância do Médico-Veterinário no atendimento clínico

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) agradece à Globo News pelo espaço cedido, na edição do meio-dia, para alertar sobre casos de envenenamento de cães no Rio de Janeiro.

Com o título ‘Cães envenenados na Barra da Tijuca: Polícia Civil investiga as causas e se as mortes foram intencionais’, a reportagem aborda o fato de pelo menos seis cachorros registrarem sintomas de envenenamento. As vítimas apresentaram quadro de gastroenterite e pancreatite, segundo a reportagem.

O médico-veterinário Julio Israel, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), esclareceu que ‘diante um quadro em que se está desconfiando de que o animal foi envenenado ou está intoxicado, é indicado procurar um médico-veterinário urgente’. Ele ainda alertou sobre a importância dos responsáveis utilizarem as guias nos animais para evitar que eles entrem em contato com esses produtos.

“O tempo é primordial. Existem diversas substâncias que podem entrar em contato com o animal, por inalação, contato ou ingestão. Os sinais clínicos depende do produto que esteja sendo utilizado. O uso de substâncias para controle de ratos, como chumbinho, não deve ser comercializado. O produto causa [no cão que entre em contato] alteração de comportamento, salivação excessiva, vômito, diarreia e alteração no tamanho das pupilas. A outra suspeita, conforme a reportagem, é a utilização de herbicida, que deve ser manipulado apenas por pessoas capacitadas. O local que foi utilizado o produto deve ser identificado para que as pessoas não deixem que o animal tenha contato”, declarou.

“A gestão 2023-2026, agradece a credibilidade em ser um órgão consultivo para a sociedade civil e pelo espaço cedido por este importante canal de comunicação. Nos limitar a apenas fiscalizar o exercício profissional nos apequena enquanto órgão de classe. Temos que ocupar os espaços na mídia para que nossa profissão seja sempre exaltada e reconhecida”, afirma o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.