CRMV-RJ manifesta preocupação sobre proposta de redução de carga horária nos Programas de Residência em Medicina Veterinária

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) se posiciona contrário à proposta de redução de carga horária nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Apresentada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional/Uniprofissional do Ministério da Educação (MEC), a proposta visa ajustar a carga horária para 44 horas semanais, o que poderia impactar significativamente a formação dos médicos-veterinários residentes.

Os programas de residência em Medicina Veterinária operam atualmente com uma carga horária semanal de 60 horas, essencial para a realização de atividades práticas intensivas, como atendimentos de urgência/emergência e procedimentos cirúrgicos complexos. Estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional qualificada dos futuros médicos-veterinários.

Além das atividades práticas, a carga horária teórica e as atividades do eixo transversal em saúde única também seriam afetadas, comprometendo a formação integral dos residentes. A capacitação adequada para lidar com situações de alta complexidade, que são comuns na prática veterinária, requer uma dedicação integral que a carga horária atual de 60 horas semanais possibilita de maneira mais efetiva.

O CRMV-RJ reconhece os potenciais impactos adversos da redução da carga horária. Entendemos que a formação dos médicos-veterinários residentes demanda uma dedicação integral e intensiva, conforme proporcionado pela carga horária atual.

Diante dessa preocupação, o CRMV-RJ tomou a iniciativa de encaminhar um pedido formal de apoio ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), solicitando que se posicione contrariamente à proposta de redução da carga horária. Nosso objetivo é assegurar que a formação dos profissionais seja mantida com os mais altos padrões de excelência, capacitando-os para enfrentar os desafios complexos da prática veterinária de maneira adequada e eficaz.

O CRMV-RJ permanecerá comprometido nesta questão e continuará a colaborar ativamente para preservar e fortalecer a excelência na formação dos residentes em Medicina Veterinária.