O médico-veterinário é fundamental até mesmo nas Olimpíadas: saiba como eles garantem o bem-estar animal e a sanidade dos equinos

A atuação dos médicos-veterinários em eventos equestres é de extrema importância para garantir o bem-estar e a sanidade dos equinos. Esses profissionais são responsáveis por assegurar que todas as normas e exigências sanitárias sejam rigorosamente cumpridas, desde a inspeção inicial até o acompanhamento durante toda a competição.

Nesta quinta-feira (1º), o representante do Brasil na prova de saltos do hipismo, Pedro Veniss, foi eliminado da disputa, mesmo após uma boa execução da prova. Veniss não havia cometido nenhuma infração e cumpriu o percurso dentro do tempo previsto. No entanto, durante o banho do cavalo Nimrode Muze, foi detectado um sangramento causado pelas esporas, o que culminou na eliminação do brasileiro. É a segunda vez nas últimas três Olimpíadas que o Brasil é desclassificado pelo mesmo motivo. Estes episódios reforçam a importância da presença e atuação dos médicos-veterinários em eventos equestres, assegurando a integridade física dos animais.

“Primando garantir pelo conforto e segurança, o médico-veterinário ocupa posição decisiva no que concerne a verificação da regularidade de exigências sanitárias, inspeção para entrada, admissão e durante o percurso dos animais competidores avaliando a presença de sinais clínicos de enfermidades, claudicação em qualquer grau, feridas e sangramentos ativos que possuem caráter eliminatório, bem como a vistoria de acessórios zootécnicos permitidos ou não no regulamento de cada modalidade equestre. Algumas competições contam ainda com exame antidoping cuja a coleta do material é realizada pelo médico-veterinário, impedindo resultados privilegiados”, destacou a conselheira suplente do CRMV-RJ, Bárbara Luiz de Santana (CRMV-RJ nº 12115).

Este cuidado minucioso assegura que os equinos estejam em condições adequadas para participar das provas, evitando qualquer tipo de sofrimento ou risco à saúde. O CRMV-RJ reafirma seu compromisso com o bem-estar animal e a sanidade dos equinos, ressaltando a necessidade de médicos-veterinários competentes e dedicados em todos os eventos equestres.

Rolar para cima