O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) enviou um ofício à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) solicitando nova retificação do edital do concurso público para o cargo de Pesquisador na área de Ciências Agrárias – Subárea de Ecologia. O pedido tem como objetivo garantir a inclusão da graduação em Zootecnia entre as formações aceitas para concorrer à vaga.
De acordo com o edital nº 1, publicado em 5 de dezembro de 2024, a vaga exige diploma de Mestrado em áreas como Manejo Florestal, Ecologia, Ecologia Aplicada, entre outras, além da graduação em cursos como Engenharia Florestal, Agronomia, Biologia, Agroecologia e Processos Ambientais. A ausência da graduação em Zootecnia entre os requisitos chamou a atenção do CRMV-RJ, que agiu para corrigir essa omissão.
Assim como os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, a Zootecnia possui em sua grade curricular disciplinas obrigatórias como “Ecologia Geral” e “Conservação dos Recursos Naturais”. Além disso, entre as atribuições dos zootecnistas está a atuação direta na conservação dos recursos naturais, no manejo sustentável de ecossistemas e no desenvolvimento de práticas agroecológicas.
“O zootecnista representa um papel imprescindível no manejo dos animais de produção visando a conservação e sustentabilidade uma vez que buscamos soluções que minimizem os impactos negativos na produção de dejetos e emissão de compostos de carbono na atmosfera e trabalhamos em prol da preservação e conservação dos recursos naturais. Não nos incluírem na concorrência para vaga de ecologia no concurso da Embrapa é infringir os nossos direitos previstos nas diretrizes que regulamentam a nossa profissão”, declarou a presidente da Comissão Estadual de Zootecnia do CRMV-RJ, Fabiana Batalha Knackfuss.
A retificação do edital representará não apenas o reconhecimento das competências dos zootecnistas, mas também uma ampliação das possibilidades de atuação desses profissionais em um campo de extrema relevância para a sustentabilidade e para o desenvolvimento científico do país.
O CRMV-RJ reforça seu compromisso em zelar pela representatividade e valorização das profissões regulamentadas pelo Sistema CFMV/CRMVs e seguirá acompanhando o andamento do processo seletivo, buscando garantir que os zootecnistas sejam devidamente contemplados.