Diversas irregularidades são identificadas em castramóvel e Prefeitura de Barra do Piraí é autuada

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou uma ação fiscalizatória no Castramóvel (Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde-UMEE) da prefeitura de Barra do Piraí, constatando uma série de irregularidades. A ação identificou que a unidade realizava atividades veterinárias contínuas, mas não possuía registro no CRMV-RJ e nem médico-veterinário como responsável técnico. Diante isso, a prefeitura municipal foi autuada e tem 30 dias para regularizar as pendências.

Durante a inspeção, ainda foi constatado que a UMEE não dispunha de oxigênio (O2) para os animais em recuperação anestésica, colocando em risco a saúde e o bem-estar dos pacientes atendidos. Essa ausência de um recurso essencial levanta sérias preocupações quanto à segurança dos procedimentos realizados na unidade móvel, comprometendo o cumprimento adequado das práticas veterinárias, podendo culminar com a morte de diversos animais.

É válido destacar que, de acordo com a legislação vigente, os profissionais médicos-veterinários respondem civil, criminal e eticamente pelos seus atos médicos.

O CRMV-RJ reafirma seu compromisso com a promoção da ética e qualidade na prática da medicina veterinária, e continuará monitorando e fiscalizando atividades que possam comprometer a integridade dos animais atendidos.

Rolar para cima