Pronta atuação do CFMV e parceria com o CRMV-RJ garantem representatividade da Medicina Veterinária e Zootecnia em Concurso do Ministério da Pesca e Aquicultura

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) obteve exito após interceder junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para corrigir o edital do concurso público, lançado pela Portaria Conjunta MGI/MPA nº 66/2023, que inicialmente excluía médicos-veterinários e zootecnistas. Após a solicitação via ofício do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), o CFMV atuou prontamente, resultando na decisão do MPA de revisar o edital, contemplando assim essas importantes categorias profissionais.

A exclusão inicial de médicos-veterinários e zootecnistas no edital, que previa a contratação de cerca de 300 profissionais, foi uma preocupação para o CRMV-RJ. Para a autarquia, a ausência desses profissionais representaria um desafio para manter os elevados padrões de excelência na produção de alimentos de origem animal. Médicos-veterinários e zootecnistas desempenham papéis fundamentais na garantia da qualidade e segurança dos alimentos, desde sua origem até o consumidor final, evidenciando a importância da abordagem da Saúde Única, que demanda uma atuação interdisciplinar entre as profissões.

A confirmação da inclusão dos médicos-veterinários e zootecnistas no edital corrigido foi anunciada durante uma reunião na sede do MPA, em Brasília, entre a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, e o secretário-executivo do ministério, Carlos César de Mello Junior. Essa reunião foi resultado do ofício encaminhado pelo CFMV no início de janeiro, solicitando esclarecimentos sobre os critérios do processo seletivo.

A data exata da publicação do edital corrigido e o número de vagas destinadas aos profissionais representados pelo CRMV-RJ ainda serão detalhados pelo MPA. No entanto, a pronta atuação do CFMV e a colaboração estreita com o CRMV-RJ demonstram a importância da representatividade e do trabalho conjunto das entidades de classe na defesa dos interesses e da valorização das profissões de medicina veterinária e zootecnia no Brasil.