A Influenza Aviária é uma doença viral altamente transmissível que normalmente circula em aves silvestres e pode ser transmitida a todos os tipos de aves.
Algumas cepas do vírus Influenza Aviária afetam animais, enquanto outras afetam seres humanos, porém podem sofrer mutação e ser transmitidas para ambas as espécies: humana e animal.
Previna-se não tocando em aves doentes ou em carcaças de aves mortas. Caso seja necessário manusear as aves, utilize equipamentos de proteção individual.
Esteja atento a comportamentos anormais ou alta mortalidade de aves comerciais, de fundo de quintal e silvestres, especialmente aves aquáticas e aves de rapina.
Se detectar aves com dificuldade respiratória, problemas de locomoção, pescoço torto, diarreia e alta mortalidade de aves, ou se houver resultados suspeitos de Influenza Aviária em testes laboratoriais, informe imediatamente à Unidade Veterinária Local do Serviço Veterinário Oficial mais próximo.
Para notificar suspeitas de doenças em animais, acesse.
Atenção aos sinais clínicos da Influenza Aviária:
- Sempre que detectar aves silvestres com sinais clínicos respiratórios (tosse, espirro, bico aberto, dificuldade respiratória), sinais nervosos (torcicolo, andar cambaleante, comportamento fora dos padrões), sinais digestivos (diarreia) e alta mortalidade de aves, pode ser Influenza Aviária, especialmente se houver contato com aves aquáticas ou migratórias.
- A alta mortalidade de aves de rapina também pode ser um indicador da ocorrência da Influenza Aviária.
- Informe imediatamente à Unidade Veterinária Local do Serviço Veterinário Oficial mais próxima e evite o contato com aves doentes sem a proteção adequada. Pode ser um caso de Influenza Aviária.
- A criação de aves comerciais e de subsistência (fundo de quintal) precisa reforçar os princípios da biossegurança e boas práticas de produção, especialmente em épocas de alta disseminação da Influenza Aviária e migração de aves silvestres.
- A migração faz parte do ciclo de vida das aves silvestres. Apenas precisamos proteger as aves nativas do contato com aves migratórias contaminadas.