A médica-veterinária Juliana Virginio (CRMV-RJ 14.857) recebeu recentemente, em Brasília, o prêmio de Jovem Destaque no Programa CNA Jovem pelo seu notável desempenho de liderança ao longo da 5ª edição desse programa de formação de líderes para o agronegócio brasileiro.
Juliana, formada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em 2015, foi secretária municipal de Agricultura e Expansão Econômica de São José do Vale do Rio Preto de 2018 a 2020. Mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão de Processos e Pós-Graduação em Lean Manufacturing pela UCP, ela possui experiência no agronegócio, com atuação na avicultura nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo, focando em gestão de processos e pessoas, sanidade e controle de qualidade.
“É com grande emoção que compartilho a trajetória da minha iniciativa, que buscou promover o consumo dos produtos avícolas de São José do Vale do Rio Preto”, destacou a jovem, de 32 anos.
O Programa CNA Jovem teve início com 2.446 jovens ligados ao agronegócio de todo o Brasil, sendo mais de 70 inscritos do Estado do Rio de Janeiro. Após avaliações, trabalhos e seleções, 88 finalistas, incluindo 10 jovens destaques, estiveram presentes em Brasília no último fim de semana. Desde o princípio, Juliana direcionou suas ações para o consumo, gastronomia, artesanato, turismo e valorização do avicultor.
Juliana se destacou ao organizar o Simpósio e a Semana da Avicultura, eventos que trouxeram visibilidade à região e contribuíram para São José do Vale do Rio Preto ser reconhecida como a Capital da Avicultura do Estado do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa. Outra conquista foi a criação do Espaço do Avicultor no Centro de Cultura do Município, dedicado ao conhecimento e à troca de experiências entre os produtores locais.
Juliana agradece o apoio da comunidade, dos produtores rurais, da Prefeitura, da Câmara Municipal e das instituições parceiras (Senar Rio e Escritório Local da Emater). Como Jovem Destaque, ela contou que se sente honrada em representar o setor avícola do Rio de Janeiro e se compromete a contribuir para o desenvolvimento da cadeia avícola valeriopretana.
Quanto ao futuro, Juliana anuncia: “Em 2024, continuarei dedicada a promover a avicultura e buscar novas oportunidades para fortalecer a produção de São José do Vale do Rio Preto.”
O programa
O Programa CNA Jovem é focado no desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar, buscando estimular habilidades empreendedoras e inovadoras. Desde 2014, aproximadamente cinco mil jovens de todos os estados brasileiros já participaram do programa, passando por etapas classificatórias e eliminatórias, envolvendo-se em oficinas de liderança, autoconhecimento, problemas, dilemas, oportunidades, desafios de liderança, inovação e iniciativa.
Paralelamente às atividades remotas, os jovens participam de atividades presenciais em seus estados e de três encontros nacionais para aprimorar iniciativas inovadoras e desenvolver competências de liderança. Nesta edição, Juliana se destacou nas etapas estaduais e nacionais, sendo reconhecida como Jovem Destaque no cenário do agronegócio brasileiro.