O Dia do Sanitarista é comemorado nesta terça-feira, 2 de janeiro. O CRMV-RJ enaltece a dedicação dos médicos-veterinários sanitaristas em prol da saúde coletiva e do bem-estar animal e humano. Na mesma data, em 1920, o médico Carlos Chagas marcou a história ao aprovar o primeiro “Código Sanitário”, um importante marco para a proteção da saúde pública.
Destacamos que a atuação dos médicos-veterinários é essencial para garantir não apenas a saúde dos animais, mas também a saúde humana, evitando a propagação de doenças zoonóticas e promovendo a segurança dos alimentos e a saúde pública. As atribuições desse profissional desempenham um papel fundamental no avanço científico, nutricional e sanitário da humanidade.
A Vigilância Sanitária desempenha um importante papel na proteção da saúde pública, regulando a produção e comercialização para mitigar os efeitos decorrentes de possíveis problemas sanitários. Dentro do leque de profissionais sanitaristas, os médicos-veterinários assumem um papel de destaque, responsáveis por ações voltadas à higienização e à garantia da qualidade dos produtos de origem animal.
Como disse Louis Pasteur, “O médico cura o homem, mas o médico veterinário cura a humanidade”, ressaltando a importância singular desses profissionais.
Nesta data, o CRMV-RJ agradece esses profissionais pelo comprometimento e contribuição na preservação da saúde pública e do bem-estar animal.