O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro ocupou novamente posição de destaque na televisão brasileira. O médico-veterinário e Conselheiro do CRMV-RJ, Aguinaldo Mendes, participou do programa “É de Casa”, da Rede Globo, no último sábado (22). Ele abordou as particularidades dos cães braquicefálicos, assunto importante devido às peculiaridades anatômicas desse determinadas raças.
O profissional – que recentemente foi agraciado com o Prêmio Veterinário do Ano 2023, um prestigiado reconhecimento aos profissionais que se destacaram na clínica de pequenos animais ao longo do ano – concedeu entrevista para o Quadro “Guardião Pet”, que aborda a relação dos responsáveis com os seus animais
Dr Aguinaldo abordou um caso específico envolvendo o tratamento de um paciente, um Bulldog francês, diagnosticado com a síndrome braquicefálica. Segundo o profissional, essa síndrome é uma condição congênita que se caracteriza pela obstrução das vias aéreas superiores, o que dificulta a passagem do ar até os pulmões. O tratamento para essa condição é exclusivamente cirúrgico, visando desobstruir essas vias e facilitar a respiração do animal.
A síndrome braquicefálica em cães se baseia em um conjunto de anormalidades anatômicas. Essas são características clínicas, encontradas em raças de focinho achatado. A estenose da narina é uma das alterações mais frequentes. No entanto, o prolongamento do palato mole e hipoplasia traqueal também ocorrem com certa regularidade.
Para assistir à entrevista completa de Aguinaldo Mendes, que é especializado em pneumologia, clique aqui.