O Brasil possui uma vasta diversidade de animais peçonhentos, como serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, que frequentemente causam envenenamentos graves, exigindo diagnóstico e tratamento rápidos para reduzir a mortalidade e prevenir sequelas permanentes. Esse problema, amplamente conhecido na saúde humana, está se tornando cada vez mais relevante na Medicina Veterinária devido à crescente exposição de animais de produção e de companhia ao contato com esses animais, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
Diante desse cenário emergente, a Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (Amverj), em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), organiza o Simpósio “Acidentes Causados por Animais Peçonhentos na Veterinária”.
O evento reunirá especialistas do Instituto Vital Brasil e da Fiocruz, além da comunidade acadêmica, para debaterem o panorama desses acidentes na veterinária, buscando soluções e melhorias na prática veterinária.
O simpósio, que será realizado na modalidade híbrida (online e presencial), é gratuito e acontecerá no próximo dia 18 de julho, das 9h às 13h, no Auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Rua da Alfândega, 91, 14º andar, no Centro do Rio.