No Dia do Amigo, o CRMV-RJ destacou-se ao ocupar espaço em mais de 80 veículos de comunicação, reforçando a importância do convívio entre animais e seres humanos. Em entrevista concedida à Agência Brasil, que foi amplamente replicada em veículos como O Dia, A Tribuna, Isto É Online, Portal IG, Correio da Manhã, Meia Hora, entre outros, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, ressaltou os benefícios dessa convivência.
Na entrevista, Diogo Alves observou que a ciência já estuda há bastante tempo os benefícios de se ter um animal para ajudar na saúde mental. Segundo o veterinário, os donos de pets têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol quando comparados com pessoas que não têm animais. “Estudos apontam que pessoas acima de 65 anos de idade que têm um animal em casa têm 30% menos probabilidade de ir a médicos, em relação àquelas que não têm”, afirmou.
Hoje, pode-se dizer que a inter-relação entre humanos e animais é uma via de mão dupla, conforme destacado por Diogo na entrevista: “É menos solidão. A gente observa que as pessoas ao caminhar com seus pets na rua são abordadas por outras pessoas. Estabelece-se uma relação de amizade e contato. É super interessante do ponto de vista social e comportamental. É muito importante esse convívio mútuo entre o animal e o ser humano”, avaliou.