CRMV-RJ, em parceria com outras instituições, realiza debate sobre saúde única em comunidades tradicionais em evento no Flamengo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizará, no próximo dia 10 de setembro, um evento para o debate sobre saúde única em comunidades tradicionais. A palestra, intitulada “Animais, Ambiente e Comunidades Tradicionais: Vulnerabilidades Compartilhadas. Controle de zoonoses em aldeias indígenas e comunidades quilombolas no RJ: uma abordagem em saúde única”, irá reunir especialistas de diversas instituições para discutir as intersecções entre saúde animal, ambiental e humana.

Organizado em parceria com a Fiocruz, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), o evento trará discussões de temas essenciais como o impacto das mudanças ambientais e sociais na saúde das populações indígenas e quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, destacando a importância de ações integradas e sustentáveis para o controle de zoonoses.

Com uma programação rica e diversificada, o encontro ocorrerá no Anfiteatro Univeritas, no Flamengo, RJ, das 9h às 15h30. A abertura contará com a presença de autoridades como Ana Elisa, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e Dr. Diogo Alves, presidente do CRMV-RJ. Outros nomes de destaque, como Tiago Marques dos Santos, professor da UFRRJ, e Carla de Freitas Campos, diretora-adjunta do ICTB/Fiocruz, também participarão da mesa de abertura.

As discussões seguirão com palestras que abordam desde a vulnerabilidade dos animais em situações de desastres, apresentadas por Carla Maria Sássi de Miranda, presidente do GRAD, até estratégias de parcerias institucionais para melhorar os cuidados nas comunidades indígenas, com Daniele Rodrigues, do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul.

O evento, que conta com apoio da Uninassau/Univeritas, será híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto online, com transmissão ao vivo para quem não puder estar fisicamente presente.

Para mais informações e inscrições, acesse o o Sympla do CRMV-RJ.

Rolar para cima