Recentemente, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) liderou uma ação inédita nos aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), em parceria com o Procon-RJ. O objetivo foi garantir a qualidade do transporte e a segurança dos animais.
A segurança dos animais durante os voos, deve ser a proridade das companhias aéreas, dentro do conceito de relação de consumo. Esta Autarquia entende ser fundamental a presença de médicos-veterinários para uma avaliação clínica do embarque e no desembarque, garantindo que tudo ocorra com o máximo cuidado e que os animais estejam realmente hígidos e em condições perfeitas condições de voarem.
Durante a fiscalização, em nenhuma das maiores companhias aéreas havia médicos veterinários na área de despacho e transporte de cargas. As companhias foram devidamente notificadas pelo CRMV-RJ e pelo Procon-RJ.
Diogo Alves, presidente do CRMV-RJ:
“O CRMV-RJ e o Procon-RJ estão comprometidos com o bem-estar e a segurança dos animais. A presença de médicos veterinários no embarque e no desembarque é essencial para um transporte seguro e confortável. Os animais não podem ser considerados cargas. São seres senscientes e que merecem respeito. Entedemos que o médico veterinário passa a ser um agente de excelência na prestação de serviços das companhias aéreas e não um custo desnecessário para o empresariado do setor aéreo. Este profissional agrega valor ao serviço contratado.”
A garantia que seu pet receberá os cuidados adequados e que será avaliado por profissionais qualificados para um transporte seguro.
O CRMV-RJ e o Procon-RJ, estão em sintonia para ações futuras em rodoviárias para que os animais viajem com segurança e conforto, promovendo um transporte responsável e cuidadoso.