Você sabe identificar o queijo verdadeiro e o análogo? Conhece a diferença nutricional entre eles? Com objetivo de orientar a população, Isabelle Correa Rochebois Campello, que é tesoureira do CRMV-RJ e presidente da Comissão Estadual de Alimentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) separou dicas para que você não se deixe enganar.
O queijo verdadeiro é feito a partir da coagulação do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos, ou seja, é um produto de origem animal. Já o queijo análogo costuma ter água, gordura vegetal, leite e amido de milho modificado.
A diferença também é sentida no sabor. Provavelmente você já comeu uma pizza e invés de sentir algo mais cremoso como é a característica do queijo verdadeiro você sentiu estar comendo uma pasta de amido de milho sem nenhum cremosidade.
O queijo análogo além de ter qualidade nutricional inferior ele é mais barato que o queijo verdadeiro e isso traz muita confusão para os consumidores pois o produto muita das vezes se assemelha com a embalagem do queijo original.
“Para o consumidor não se enganar, é importante observar o rótulo e os ingredientes. Quando se observa os ingredientes do produto, os primeiros que aparecem são os que são utilizados em maior quantidade, então um queijo verdadeiro tem em primeiro lugar na lista de ingredientes o leite”, explicou a médica-veterinária.
Para verificar se estas substâncias estão nos alimentos, use uma gota de iodo. Se o queijo possuir amido, ficará azul. Se não tiver, a cor do iodo não mudará.