A Diretoria Executiva e os conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em conjunto com os presidentes de alguns conselhos regionais (CRMVs), concluíram, na manhã deste sábado (18), a discussão de atualização da Resolução CFMV nº 780/2004. Essa foi a pauta do quarto e último dia da 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs de 2023, realizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
A normativa estabelece critérios para a publicidade em Medicina Veterinária, conceituando e orientando os procedimentos de divulgação de temas de interesse médico-veterinário. Alguns pontos abordados no debate foram: identificação profissional no caso de especialidades; a utilização dos termos urgência, emergência, plantão ou similares; o uso de imagens em procedimentos e pacientes; valores de procedimentos; e a identificação do profissional ou responsável técnico na publicidade.
“A publicidade em Medicina Veterinária é um tema que gera dúvidas entre os médicos-veterinários. Acreditamos que a questão da divulgação vá além do preço, pois envolve posicionamento profissional. A partir da discussão com os presidentes do Sistema, acredito que conseguimos avançar no entendimento conjunto e traçar diretrizes que vão compor um normativo”, afirmou o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
O próximo passo será a análise das propostas pelo Grupo de Trabalho Técnico Jurídico (GTTJ) do Sistema para a elaboração de minuta de resolução, a qual seguirá uma série de trâmites e consultas visando à elaboração da futura norma sobre publicidade.
Assessoria de Comunicação do CFMV